26.03.2021. A Convenção Marco das Naçãos Unidas sobre as Alterções Climáticas, celebrada no ano 1992, decidiu que cada 26 de março fosse dedicado a consciencializar a nível mundial acerca da influência do clima, não apenas sobre o planeta, mas también sobre a vida de todos os seres vivos que o habitam.
O Projecto CILIFO desenvolve as suas actividades dentro do Objetivo temático 5 do Programa Interreg VA Espanha-Portugal (POCTEP) establecido para “promover a adaptação ao alterações climáticas em todos os sectores, e mais particularmente, promover o aumento da resiliência territorial para os riscos naturais transfronteriços”, pelo que desde a sua criação trabalhou activamente para melhorar as condições climáticas. Para além de acções directas na prevenção de incêndios florestais e na recuperação de espaços queimados, as actividades levadas a cabo dentro do Plano de sensibilização tambem são essenciais para alcançar essa esperada resiliencia e conseguir com que a Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia se eleve às consequências do aquecimento global.
A luta contra as alterações climáticas é uma meta a nível global e exemplo disso é a Agenda 2030 e os seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), entre os quais há que assinalar o número 13, que quer conseguir a adopção e implementação de medidas urgentes para combater os efeitos nocivos derivados das alterações climáticas. O ano de 2019 foi o segundo ano com mais calor desde que existem registo e pôs fim à década de mais calor da história, daí ser prioritário que a sociedade ponha um fim a este aumento dramático das temperaturas antes que seja tarde demais.