21.03.2021. Hoje, dia 21 de março, coincidindo com a entrada da primavera no hemisfério norte e a do outono no do sul, celebra-se o Dia Internacional dos Bosques para sensibilizar acerca da importância de cuidar e preservar todas as áreas florestais do planeta. Desde que em 2013 se celebrou oficialmente a primeira edição, vem-se aproveitando este dia para incentivar os governos a nível local, nacional e internacional a que adoptem medidas que ajudem a manter estes ecossistemas indispensáveis para a vida.
Durante os últimos anos, temos sido testemunhas da perda de grandes áreas florestais, já que junto à aceleração do aquecimento global e das alterações climáticas, o desaparecimento de estes ambientes implica a perda de biodiversidade e repercute directamente na saúde das pessoas e do planeta. O Projecto CILIFO, cuja missão é prevenir e lutar contra os incêndios florestais assim como recuperar os espaços queimados, trabalha para que os espaços florestais da Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia não sucumbam ao fogo e possam conservar-se estes valiosos ambientes naturais. Recentemente, e no âmbito do Projecto CILIFO, o pessoal do Plano Infoca realizou queimas prescritas, uma técnica de mitigação para evitar possíveis incêndios florestais descontrolados no município de Espiel, em Córdova.
Para além de trabalhar activamente para cuidar dos nossos espaços florestais, a partir do Projecto CILIFO também se levam a cabo acções de sensibilização e se incentiva a população a proteger os bosques a nível individual. Com acções tão simples como reciclar ou reutilizar materiais como o papel e o plástico e evitar acender fogueiras em ambientes florestais, contribui-se para proteger o meio ambiente e, definitivamente, a viver num meio mais saudável e sustentável.
O tema oficial deste ano é a “Restauração florestal: um caminho para a recuperação e o bem-estar”.
CONTACTO:
Beatriz Martínez Muñoz
Técnica de proyectos europeos y comunicación en la Fundación Finnova
212Beatriz.martinez@finnova.eu